Postado Por : Eduardo Silva sábado, 22 de maio de 2010

O rugby union ( rugby ou râguebi) é um desporto colectivo originário da Inglaterra, sendo hoje o segundo desporto de equipas mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol.

Uma lenda bem difundida diz que o desporto surgiu de uma jogada irregular do futebol (Football Association), na qual um jogador do colégio de Rugby (situado na cidade inglesa com o mesmo nome, em Warwickshire), de nome William Webb Ellis, teria pegado a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823.

O Rugby só foi reconhecido como esporte pela Football Association em 1863. Contudo, sabe-se que várias formas de jogo com bola existiram pela Europa no século XIX, e que tanto o Rugby Football (o rugby actual que actualmente é controlado pela IRB) quanto o Football Association (o futebol actual que agora é controlado pela FIFA) tiveram caminhos correlatos, sendo, portanto, dissidências de uma mesma forma de jogar futebol.

No Rugby existem duas versões do râguebi, o Rugby Union (aqui em questão) e o Rugby League. Ver artigo: Comparação entre rugby union e rugby league.

O Rugby é disputado por duas equipas de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos contínuos, o relógio só pára quando algum jogador necessita de cuidados médicos. O objectivo do jogo é marcar o maior número de pontos.

A bola de rugby é de formato oval, feita de couro semelhante a de uma bola de futebol. Tem entre 58 e 62cm de comprimento por entre 28 e 30cm de largura, inflada entre 65,71 e 68,75 kPa, pesando entre 410 e 460 gramas.

O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. Também é dividido em 2 regiões de touch in com entre 10 e 22 metros de comprimento.

Um time de rugby contém 15 jogadores titulares e, geralmente, 6 reservas. As equipes constituem-se de 8 forwards ou Avançados (2 Pilares, 1 Hooker (Talonador), 2 Segundas-Linha, 2 Terceiras-Linha (Asas ou Flankers) e 1 "nº8") e de 7 backwards ou Linhas Atrasadas, também conhecidos por 3/4 (1 Scrum-Half (Médio de Formação ou Médio-Scrum), 1 Abertura, 2 Centros (1º Centro e 2º Centro), 2 Pontas (Ponta e Ponta Invertido ou Ponta Cego) e de 1 Fullback ou Defesa).

Posições do rugby.

• Azul: Forwards (1 á 8)
• Vermelho: Backwards (9 á 15)

Leis do rugby:

Uma partida de rugby inicia-se com cada um dos times em seu lado do campo, então é dado um pontapé desferido no centro de campo com o objetivo de fazer a bola andar pelo menos 10 metros de distância, já no campo adversário.

No rugby só é possível passar a bola para trás ou para o lado, sendo que os avanços são decorrentes das corridas com posse de bola, só é possível passes para a frente com pontapés. No chute, só podem perseguir a bola, além do chutador, os jogadores que estiverem em linha ou atrás do mesmo no momento do pontapé.

Uma formação ordenada.

Formação de um scrum é uma formação muito utilizada no rugby, geralmente é usado após uma jogada irregular ou em alguma penalização. Os 8 Avançados (forwards) das duas equipas formam uns contra os outros. O Scrum-half (Médio-Scrum) da equipe que não cometeu a infração insere a bola no meio do "túnel" formado pelas duas primeiras linhas de cada equipe a fim de que os jogadores da sua equipe consigam ganhar (talonar) a bola.

Quando a bola sai pela lateral do campo é realizado um alinhamento. O hooker (talonador) da equipe não responsável pelo alinhamento verificado,lança a bola por cima da cabeça no meio das duas linhas formadas por um máximo de oito jogadores Avançados (forwards) de cada equipe, que tentarão pegar a bola saltando, sem haver dispustas de corpo a corpo.

No alinhamento é permitido que se levantem os jogadores no ar a fim de que seja pegada a bola. Normalmente os levantados são os Segundas-Linha ou Terceiras-Linha (Asas) e os que formam o "elevador" são os Pilares.

Quando o time chuta a bola e o jogador do time adversário a pega directa ele pode chamar um mark ou pedir marco, que consiste na possibilidade de se dar um chute sem ter o perigo de ser placado. Representa um factor de protecção para a defesa que pedindo marco com ambos os pés no chão, interrompe o jogo, tendo o defesa direito a pontapé livre.

Existem vários tipos de penalidades no rugby, com várias formas de serem punidas. Existem 4 formas de se cobrar uma penalidade:

• Punt - Um chute para frente
• Scrum - Formação de um scrum
• Run - Simplesmente correr com a posse de bola
• Penalty Goal - Tentativa de chute entre as traves

Passe para frente é marcado quando o jogador passa a bola com as mãos ao companheiro a frente de sua linha, o impedimento é marcado quando ao momento do ruck o jogador ultrapassa a linha da bola e quando o jogador deixa cair a bola para frente, ocorre uma penalização chamada knock on.

Alta placagem é marcada uma alta placagem quando o jogador agarra o adversário por cima dos braços podendo pegar o pescoço ou a cabeça. A alta placagem pode ocasionar cartões amarelos ou vermelhos. Por norma o cartão amarelo é sempre aplicado, considera-do jogo perigoso.

Arbitragem no râguebi existem três ou quatro árbitros, sendo três de campo. O principal árbitro apita e conduz o jogo em campo e outros dois são os laterais como no futebol. Em competições internacionais ou dentro das grandes ligas, existe ainda o arbitro de vídeo, que assiste a partida pela televisão e tem acesso a recursos para conferir jogadas nas quais os três árbitros têm dúvida ou não chegam a um consenso. Serve também para advertir ou punir jogadores que cometeram agressões contra os adversários durante a partida.

Algo interessante no râguebi é que os jogadores não podem falar, discutir e jamais insultar os árbitros. Somente os capitães podem se dirigir ao árbitro, que pode punir um jogador e/ou o time caso tal regra seja desrespeitada.
Existem dois tipos de cartões:

• Cartão amarelo - expulsão temporária por 10 minutos.
• Cartão vermelho - expulsão permanente do jogo.

O Terceiro Tempo no Rugby, a diferença dos outros esportes, existe um "Terceiro Tempo", que consiste na reunião das duas equipes para comemorar o jogo e comentar lances e expectativas dos dois times. No Terceiro Tempo é esquecido a possível rivalidade existente entre as duas equipes, o que ressalta uma das melhores características do esporte, que é a camaradagem entre os jogadores e entre as torcidas.

É de costume que o Terceiro Tempo seja bancado pelo time da casa e oferecido ao time visitante. O Terceiro Tempo não é oficial e não há referências a ele nas regras da IRB.

Deixe um Comentario

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Total de visualizações

Seja bem vindo ao nosso blog! Volte sempre.

Popular Posts

Blog Archive

- Copyright © A Magia do Esporte em Alto Nível -- Traduzido Por: Template Para Blogspot