Postado Por : Eduardo Silva sábado, 22 de maio de 2010

O Streetball conhecido como basquetebol de rua vem ganhando adébitos em todo o mundo com os grande eventos de streetball realizado pela AND1, a criação do basquete surgia como uma solução alternativas para os jovem da Universidade International Young Men's Christian Association Training School, a ACM – Associação Cristã de Moços em razão do rigoroso inverno de Springfield, hoje a “National Basketball Association” - NBA é constituídas de 30 equipes distribuídas nas grande cidades do Estados Unidos e no Canadá é considerada a menina dos olhos, suas programações são transmitidas a 214 países em 43 idiomas gerando contratos milionários com atletas e técnicos vem popularizando a pratica do esporte com mais freqüência entre os jovens de periferias de todo mundo.

A cultura de rua surgiu nos bairros pobres das cidades americanas a uma resposta a exclusão social por racismo e crise econômica com a quebra da bolsa de valores no ano de 1929, passando assim a se confundir nos anos 70 através do movimento Hip Hop e não por acaso foi inspirado no basquetebol, onde jovens além de jogar streetball ao mesmo tempo estavam ouvindo Hip Hop e grafitando os murros aos redores, regidas pelo movimento corporal do Black e pelas gírias, para jogar basquetebol tem que ter estilo tanto no jogo como no modo de vestir.

As regras do streetball são simples, basta utilizar meia quadra e deixar o corpo ser embalado pelo som do Hip Hop, basta ter criatividade, ousadia e improvisação, o streetball deu se origem nos guetos nova-iorquina, conquistando os Estados Unidos e se espalhando pelo mundo.

Esporte conectado a imagem do gueto, uma associação ligada diretamente com a cultura da juventude, onde os jovens enxergam uma oportunidade dentro do streetboll um futuro melhor. O grande ícone do streetball foi o universitário Earl “the Goat” Manigault em meados da década de 50.

Em 1927 com o grande racismo nos Estados Unidos da América foi fundada uma equipe de basquetebol por Abe Sapertein filho de Polonês, com o nome de Harlem Globetrotters exclusivamente com jogadores negros que eram impedidos de jogar nas equipes de brancos ou contra eles.

Uma equipe que encantavam o mundo em plena guerra fria, jogavam dando espetáculos onde acrescentavam doses de comédia fazendo o público ir ao delírio, os Globetrotters até hoje tem platéia fiel por onde se apresenta fazendo a alegria de jovens e adultos.

Deixe um Comentario

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Total de visualizações

Seja bem vindo ao nosso blog! Volte sempre.

Popular Posts

Blog Archive

- Copyright © A Magia do Esporte em Alto Nível -- Traduzido Por: Template Para Blogspot